Consultoria

Somos uma empresa especializada em Gestão Estratégica de Pessoas.

Oferecemos aos nossos clientes um diagnóstico criterioso do seu ambiente, apresentando soluções de gestão customizadas, alinhadas aos objetivos e estratégias, com foco nas competências humanas, aplicadas no alcance dos resultados organizacionais.

Foi com a bandeira “Valorizando Competências, Viabilizando Sucessos” e com a crença de que investir nas pessoas traz resultados para a organização, que nasceu a Quinto Fator – Gestão Estratégica de Pessoas. Essa crença vem encontrando eco nas empresas que têm visão estratégica e estão abertas às mudanças.

Soluções

Módulos de Desenvolvimento

Change Management

Mudança é situacional: um novo trabalho, um novo chefe, um novo papel na equipe, uma nova política etc. Transição é o processo psicológico pelo qual a pessoa precisa passar para conseguir lidar com a nova situação. Mudança é externa, transição é interna. A menos que a transição ocorra, a mudança não funcionará: as pessoas não adotarão o novo comportamento necessário para efetuar a mudança planejada.

Não há dúvidas de que as pessoas possuem uma resistência natural à mudança, e que esta pode se manifestar de diversas formas.

Podemos considerar as greves, a redução da produtividade e o aumento do turnover como formas explícitas de resistência à mudança. Já a perda da motivação no trabalho, o baixo comprometimento, os "erros mentais", a indisciplina, os conflitos internos, o clima de trabalho tenso, a impontualidade, o aumento do absenteísmo, as solicitações de transferências, entre outros, podem ser resultado de resistência implícita.

De um modo geral, as pessoas não se recusam simplesmente a mudar, mas sim, resistem à forma como essas mudanças ocorrem ou são conduzidas. Trata-se de um momento exigente, mental e emocionalmente, mas que deve e pode ser encarado como uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento. O caos da transição entre o "velho" e o "novo" pode ser um período muito criativo, se bem direcionado e compreendido.

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Coaching

O Coaching Pessoal e Profissional é uma metodologia de desenvolvimento cuja aplicação tem crescido muito nos últimos anos. Ela está mudando a forma como as pessoas podem buscar ou receber apoio estruturado para definir o estado desejado para sua vida pessoal ou profissional e assim realizar as transições necessárias para alcançá-lo.

O Coaching é um processo conduzido por um profissional, o Coach, munido de uma robusta “caixa de ferramentas”, com o objetivo de identificar o estado atual do cliente (Coachee) e caminhar junto com ele até o estado desejado.

Durante o processo, o Coach acompanhará o plano de ação criado pelo Coachee e será seu facilitador para driblar os obstáculos e buscar desafios cada vez maiores, buscando ajudá-lo a aproximar-se ao máximo da meta traçada para as competências comportamentais a serem desenvolvidas.

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Assessment

PDHI - Programas de Desenvolvimento de Habilidades Interativas

O Programa de Desenvolvimento de Habilidades Interativas (PDHI) constitui-se em uma conjugação de informações teóricas e de exercícios vivenciais, por meio do qual o participante é levado a pensar, raciocinar, refletir e expressar sentimentos ligados a cada tema. Essa conscientização, mais o desejo de crescer como pessoa e profissional, conseguirá modificar permanentemente sua maneira habitual de pensar e agir.

O Programa de Desenvolvimento de Habilidades Interativas é composto por temas direcionados ao desenvolvimento de habilidades e atitudes referentes à comunicação e à forma como interagimos, objetivando gerar modelos mais eficazes e saudáveis nas relações, especialmente no ambiente de trabalho.

A metodologia é participativa e vivencial. São utilizados questionários de autoanálise, dinâmicas de grupo, estudos de caso, filmes e "role-plays", objetivando a aplicação do conteúdo do curso à realidade organizacional.

Todos os conteúdos, bem como a carga horária sugerida, são customizados em parceria com o solicitante.

O cliente poderá escolher conteúdos de diferentes cursos, a fim de criar programas que atendam as suas necessidades.

Competências de Liderança

Comunicação Assertiva

A assertividade é definida como a auto expressão por meio da qual a pessoa manifesta o que sente e pensa, defendendo seus direitos humanos básicos sem desrespeitar os direitos humanos básicos dos outros.

Na comunicação humana, tanto o comportamento não assertivo quanto o agressivo raramente ajudam as pessoas a conseguirem o que querem ou a fazerem com que os outros saibam o que sentem e precisam.

A pessoa não assertiva ou passiva, frequentemente não se manifesta.

A pessoa agressiva, acaba perdendo negócios, clientes e amigos, pois sua comunicação gera ressentimento e hostilidade. 

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Comunicação Efetiva - Assertividade, Negociação e Influência

Este programa estimula o desenvolvimento de habilidades de Comunicação e aumenta sua capacidade de  influência, visando capacitar pessoas para atingirem a excelência no relacionamento profissional. Também, através do autoconhecimento (2 ferramentas de Assessment de perfil e motivadores rodadas com cada participante), gera reflexão quanto aos estilos e motivações pessoais, características de cada perfil que nos ajudam em uma melhor adaptação e a estabelecer e manter vínculos harmoniosos e relações produtivas no ambiente de trabalho.

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Trabalho em Equipe

Gestores efetivos esperam que suas equipes venham a tornar-se uma “equipe de alto desempenho” atuando com base nas premissas: comunicação aberta e transparente entre seus membros, habilidade em negociar e lidar com os assuntos mais difíceis, sutis e geradores de conflitos, proatividade e compromisso dos membros da equipe com o crescimento e o sucesso pessoal de cada um, bem como para a realização de objetivos conjuntos

Este programa, bastante vivencial, pretende estimular o processo de autoconhecimento e de conhecimento mútuo, desenvolver a autenticidade das relações, propiciar a percepção de qualidades da equipe, promover a valorização pessoal e profissional, aumentando o grau de empatia entre os participantes. Também pretende alertar para atitudes e comportamentos facilitadores que, encadeados, dão sincronia ao trabalho realizado pelo grupo de pessoas.

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Gestão de Conflitos

Conflitos são inevitáveis e podem ocorrer em qualquer empresa. Entretanto, os gestores precisam ficar atentos para percebê-los e decidir quais são as principais medidas que pode tomar para lidar com esta realidade, a fim de usá-lo como força construtiva.

Alguns profissionais consideram o conflito de forma negativa, como resultante da ação e do comportamento de pessoas indesejáveis, associado à agressividade, ao confronto físico e verbal e a sentimentos negativos, prejudiciais ao bom relacionamento entre as pessoas e, consequentemente, ao bom funcionamento das empresas.

Numa visão positiva, o conflito pode gerar ideias novas, levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que é positivo, pois permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores. Conflitos reprimidos podem assumir, na maioria dos casos, um caráter destrutivo.

A gestão de conflitos consiste na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

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Formação De Instrutores ou Apresentações com Sucesso

Ajudar os participantes a se tornarem instrutores ou palestrantes mais efetivos e autoconfiantes, o que será alcançado dando-se a cada um deles a oportunidade de praticar, durante o curso, suas habilidades de exposição oral e expressão não-verbal, com a orientação do coordenador do treinamento e dos colegas-participantes.

Por meio de vivências gravadas em vídeo, todos serão capazes de identificar seus pontos fortes e aprimorá-los, assim como de reconhecer suas deficiências e minimizá-las, diante de uma plateia compreensiva e atenta. "Role-plays" e simulações propiciarão o ensaio em sala de aula de novos comportamentos, sem o riscos que a realidade poderia impor. Além disso, provoca-se a “aprendizagem vicária”, pela observação das consequências dos acertos e erros dos colegas-instrutores.

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Excelência no Atendimento de clientes internos e externos

Este curso tem como objetivo desenvolver o lado humano do atendimento, visando capacitar pessoas para que alcancem a excelência.

As empresas que se preocupam com o atendimento investem tempo e recursos para capacitar seus profissionais, a fim de que atendam não só com qualidade, mas também de modo personalizado. Atender bem já não é mais um diferencial, é uma obrigação que pode ser o diferencial que garante a sobrevivência da empresa.

Por meio de instrumentos que estimulam o autoconhecimento e o conhecimento dos diversos estilos de clientes, desenvolvemos nos participantes as competências necessárias para que estabeleçam mais empatia e mantenham vínculos produtivos e harmoniosos com clientes internos e externos.

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Marketing Pessoal – Valorizando sua Marca

Trabalha os elementos-chave na formação de uma marca profissional

Possibilita o reconhecimento e a construção de características marcantes, potencializando talentos, valorização da marca, estilo de ser e de comunicação pessoal. Desperta o interesse pelo aprimoramento pessoal e profissional, pela busca de autoconfiança, automotivação e desenvolvimento de atitudes e comportamentos positivos, que levem em conta as regras de comportamento social.

Além disto, estimular o aumento da autoconfiança e da autoestima, o que permitirá uma atuação com mais desenvoltura e influência.

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O lado Humano das Mudanças

As pessoas não se negam a mudar; nós resistimos à forma como as mudanças ocorrem ou são conduzidas.

No ambiente empresarial os processos de mudança são de difícil implantação quando é dada pouca atenção aos aspectos emocionais das pessoas envolvidas.

Apesar de haver grandes diferenças na forma como reagimos às mudanças, de um modo geral é verdade que preferimos ficar na zona de conforto que o conhecido proporciona.

O novo, o incerto, o desconhecido geram ansiedade, pois com certeza nos obrigarão a rever formas de pensar, de sentir e de agir. Isto gera desconforto  e não gostamos. Sempre fica a dúvida: como eu me sairei nestes novos desafios? Será que darei conta do recado?

Neste módulo serão apresentados alguns conceitos desenvolvidos por Bridges, que estudou a gestão das transições, sejam elas empresariais, profissionais ou pessoais.

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Percepção Social

A percepção social é um processo de interpretação do comportamento de outras pessoas, que observamos e decodificamos a partir dos nossos interesses, valores, estereótipos, preconceitos e atitudes.

As posições que assumimos em relação ao outro dependem basicamente da percepção que temos dele. No entanto, interferências psicológicas nesse processo, nossas emoções, sentimentos e vivências podem nos levar a perceber o outro de modo distorcido.

Este curso visa estudar o processo de percepção do indivíduo em relação a si mesmo e aos outro, bem como as consequências dos julgamentos e opiniões precipitados.

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Vivendo valores nas Organizações

Este programa com base em teoria e vivências, visa a conscientização sobre os valores individuais, da equipe e da organização e a criação de um ambiente de trabalho de diálogo e de compreensão do outro, baseado na vivência destes valores e em modelos positivos e educativos. Incentiva o reconhecimento aos valores aderentes, a Compreensão do contexto  e a disciplina com base nos valores.

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Estilos de Liderança e a Gestão de Pessoas

O Pipeline de Liderança e seus desafios, da liderança individual (autogestão) à gestão de Pessoas e gestão de Negócios. Focado em lideranças de 1º e de 2º nível do pipeline.

Este treinamento é um mergulho vivencial nas principais competências de Liderança e pode ser customizado para a realidade, desafios e principais demandas do cliente e/ou grupo, no momento.

Do ponto de vista da Gestão de Pessoas, os principais temas são: times de alta performance, como lidar com diferentes estilos, inspirando e motivando, delegação eficaz, coaching e feedbacks Assertivos como ferramenta de desenvolvimento da equipe e formação de sucessores.

Tomada de Decisões Estratégicas

Treinamento voltado para lideranças, especialmente aquelas em posição de gestores de gestores, gestores funcionais e gestores de negócios do pipeline de liderança.

O Pipeline de Liderança X Estratégia e os Papéis e Responsabilidades na Tomada de Decisão. Contextualização e modelos do processo de Tomada de Decisão. Como cada perfil toma decisões. Os hábitos de Liderança Pessoal (de Stephen Covey) e a Tomada de Decisão. Influência, como ter e como utilizar – o poder da Influência nas relações organizacionais. Questões Técnico-Estruturais como desenho e escolha de alternativas de solução, planejamento e monitoramento da implementação, gestão de projetos e processos, etc.

Como fechamento deste módulo, está previsto rodar um Serious Game “Conquista de Mercado” (como vivência, com “cases” customizados).

Proatividade e Administração do Tempo

Treinamento voltado para profissionais e lideranças até o primeiro nível de gestores (supervisores) do pipeline de liderança.

Este treinamento é baseado especialmente em 2 dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey e na Tríade do Tempo, de Christian Barbosa.

A proatividade como alavanca para uma mudança de postura e atitude diante de problemas e desafios do dia a dia. Diferenças de uma atuação proativa X reativa e seu impacto na vida e carreira.

O sucesso (seja o que isto significa para cada um) começa com o objetivo na mente.  A clareza de objetivos é a chave para desenvolver a capacidade de priorização e foco, chaves para aumentar a eficácia.

A utilização de técnicas de administração do tempo, apropriando-se assim da gestão do seu próprio tempo.

Autoconhecimeto - (Resiliência, Capacidade de Adaptação e a Autogestão de Carreira)

Workshop vivencial e dinâmico, focado em categorias seniores, até o 1º nível de Liderança (Supervisores ou Coordenadores).

Através de um Assessment de Perfil Comportamental e dos Motivadores, este módulo gera autodescoberta, visando sensibilizar para as forças e oportunidades de melhoria (excessos possíveis) de cada estilo ou perfil, bem como frente ao estilo de liderança e interações com os demais perfis, em todas as esferas.

Possibilita o uso integral das qualidades do perfil e, ao mesmo tempo, gera atenção e cuidado com as habilidades menos presentes no estilo de cada um.

Favorece uma melhor leitura de ambiente e capacidade de adaptação às demandas.

Trabalha os estilos pessoais de atuação e a Inteligência Emocional, observando-se as tendências de cada estilo e desenvolvendo a resiliência frente às adversidades.

Coaching Executivo

O Coaching Executivo é um programa voltado principalmente para o desenvolvimento de competências comportamentais de liderança.

As habilidades de um líder eficaz podem ser aprendidas e desenvolvidas. Os recursos para apoiar este processo estão materializados na oportunidade de desenvolvimento proporcionada pelas empresas em um ambiente motivador e desafiador.

Este programa é normalmente contratado pelas empresas com o objetivo de oferecer aos seus líderes uma ferramenta para a rápida expansão de suas potencialidades, por meio do uso integral e desenvolvimento e/ou adequação de suas competências comportamentais relevantes, focadas nas metas estratégicas e objetivos corporativos. Neste contexto, ele pode se aplicar aos diversos níveis de liderança - diretores, gerentes, gestores de primeiro nível e líderes de equipe – com foco no desenvolvimento de talentos.

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Coaching de Carreria

Normalmente contratado por iniciativa do profissional, é um programa com foco em revisão ou impulso na carreira. Geralmente está associado à busca de respostas para algumas perguntas que estão na mente das pessoas em diferentes momentos de suas carreiras profissionais, como por exemplo:

  1. Quando é hora de seguir adiante (Move Up) em minha função, carreira ou organização?
  2. Quando é hora de adaptar meu estilo (Adapt) para garantir maior sucesso?
  3. Quando é hora de sair ou mudar (Move Out) de profissão ou atividade, tipo de trabalho, chefe ou organização, porque sinto que não “me encaixo” mais?
  4. O que preciso aprender, mudar e fazer para alcançar os meus objetivos? Como fazê-lo?

O Coaching de Carreira é um programa voltado ao desenvolvimento de competências comportamentais com o objetivo de auxiliar os indivíduos a melhorarem sua performance e realizarem mais plenamente seu potencial, de forma a alcançarem suas metas e objetivos profissionais.

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Coaching de Vida

O Life Coaching  é destinado a pessoas físicas e tem como objetivo central o aprimoramento pessoal integral, a capacitação do indivíduo para a sua autorrealização, alinhando suas metas a uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito. É ideal para pessoas que objetivam ampliar seus horizontes, ou que estejam buscando dar um novo rumo as suas vidas, tanto no âmbito pessoal ou profissional (ou equacionar as duas coisas) descobrindo, assim, seus potenciais e oportunidades de melhorias.

 

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Coaching de Equipes

O Programa de Coaching de Equipes consiste na utilização da metodologia e das ferramentas de Coaching para auxiliar as equipes a desenvolverem as competências características das equipes de alta performance, alavancando assim sua produtividade e desempenho e capacidade de entrega de resultados.

Neste processo, o Coach dará apoio estruturado durante o período definido para o programa (de 3 a 4 meses) para as equipes identificarem seus pontos fortes e oportunidades de melhoria, comuns a grande parte do grupo, e a encontrarem soluções eficazes para seus problemas e desafios, por meio da utilização de seus próprios recursos.

Para que o Coach possa prover um apoio eficaz, o programa inicia com um processo de levantamento de dados por meio de entrevistas ou pesquisas, para aumentar seu conhecimento sobre o ambiente estratégico, cultura e momento da organização, estrutura de poder e nível de desenvolvimento das equipes, entre outros elementos.

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Coaching em Grupo

Em breve disponível.

Mentoring

O Programa de Mentoring é um programa de tutoria onde um profissional experiente orienta e compartilha experiências e conhecimentos com profissionais em desenvolvimento, no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. Estas orientações vão desde o âmbito pessoal até o profissional.

O Mentor é alguém com conhecimento e experiência na área de atuação do Mentee e, no caso de Mentoring de lideranças, é também alguém que já vivenciou com sucesso a passagem do Pipeline ora experimentada pelo Mentee. O objetivo é que o Mentor transfira ao Mentee o conhecimento tácito adquirido por meio de suas experiências profissionais, de uma forma mais ampla e menos estruturada do que no processo de coaching.

Tanto o Mentoring quanto o Coaching relacionam-se principalmente com as realizações no presente e no futuro, ou seja, a meta em comum é sair do estado atual para o estado desejado. A Quinto Fator adota uma abordagem pragmática destes processos, buscando estabelecer objetivos e metas e definindo prazos para cada etapa.

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AC&D Assessment Potencial - (Alinhamento de Competências & Desenvolvimento)

Um Assessment que agrega valor é muito mais do que apontar pontos fortes e fracos. É dar clareza de expectativas e ampliar as perspectivas de um profissional.

Possuímos vasta experiência, certificações em diversos instrumentos renomados, além de metodologia única e diferenciada, com técnicas próprias para a realização de mapeamentos de perfis e competências, com a responsabilidade e seriedade requeridas nesse processo.

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Aderência de Perfil e Cultura - Jovens Talentos

Sabe-se que os profissionais são o diferencial mais relevante de uma empresa, os quais garantirão o sucesso e a perenidade do negócio. A aderência dos novos integrantes a um determinado ambiente e cultura, bem como às demandas e jeito de ser e fazer, se dá mais pelos aspectos comportamentais do que pelo maior ou menor conhecimento técnico do mesmo ou formação acadêmica, especialmente em fases iniciais de carreira.

Assim, entendendo o quão estratégico se torna a seleção adequada e aderente de talentos, nos posicionamos como parceiros do RH, com vistas a dar ferramentas (desenho de perfil e motivações pessoais, associados à dinâmicas de grupo inteligentes) para facilitar e qualificar esta fase do processo seletivo existente, no que tange aspectos de aderência comportamental e tendências de perfil, alinhados ao desejado pela empresa.

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Clientes

"Tenho o prazer de poder contar com a Quinto Fator em vários projetos, especialmente de Assessment e Coaching. Posso afirmar que trata-se de um grande parceiro na jornada de desenvolver pessoas! Sempre presente, oferecendo uma contribuição impecável e de grande valor."

Diretora de RH - Biolab

"Trabalhamos com a Quinto Fator há 3 anos em nossos projetos de Desenvolvimento de Lideranças. O diferencial do trabalho oferecido está no nível de expertise e assertividade dos consultores, que não apenas são qualificados tecnicamente, mas também tem vivência sólida no universo corporativo, o que lhes permite trazer discussões e soluções eficazes. Como gestora de Recursos Humanos fico bastante tranquila com todos os projetos que são realizados pela Quinto Fator, pois sei que a entrega será de alta qualidade."

Diretora de RH Brasil - Tupperware

“O programa (AC&D Assessment) facilita a autoavaliação e avaliação da equipe com base sustentável e de fácil percepção para os envolvidos. Favorece a linguagem do feedback. Permite traçar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional adequando o perfil às necessidades e competências desejadas. Além de despertar o interesse pelo autodesenvolvimento.”

Gerente de Novos Negócios - Goodyear

“Sentir- se à vontade durante as atividades junto às coordenadoras foi muito importante para que pudéssemos mostrar quem realmente somos. Os pontos, tanto positivos quanto de melhoria, foram embasados com exemplos práticos, dando credibilidade para as atividades. O programa foi muito bem preparado e é notória a qualificação e disposição dos consultores, além das diversas dinâmicas e ferramentas que serviram para nossa avaliação.”

Consultor Técnico em Vendas Sr - Novartis

"Optamos pela parceria com a Quinto Fator primeiramente pela confiança, profissionalismo e agilidade, atrelada à qualidade na entrega. Nosso programa de desenvolvimento de líderes iniciado em 2015 conta com conteúdos e dinâmicas ministrados pela Quinto Fator, onde foi oportunizado um alinhamento da nossa estratégia, alavancando a comunicação e colaboração efetiva dos gestores em todos os níveis da Organização. A Quinto Fator buscou entender as necessidades apresentadas pela Dana, e trouxe uma proposta aderente a esse projeto, indo ao encontro do momento atual da organização. Parabenizo a Quinto Fator por, tão criteriosamente, desenvolver e ministrar temas tão alinhados ao perfil e à cultura da empresa."

RH Brasil - Dana

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